Home » Educação » Aluno de Engenharia Elétrica vence prêmio em feira de exposições

Aluno de Engenharia Elétrica vence prêmio em feira de exposições

O aluno de Engenharia Elétrica da Universidade de Taubaté (UNITAU) Gustavo Neme ganhou o prêmio de melhor projeto na feira de exposições EletroMetalCon, realizada em Londrina-PR.

            O trabalho vencedor foi um sistema de aproveitamento de calor residual, que transforma o calor proveniente da siderúrgica em eletricidade pronta para uso. “O projeto foi inspirado no sistema termoelétrico que é utilizado em filtros de água gelada e adegas climatizadas que utilizam a pastilha termoelétrica”, explica o vencedor do prêmio.

            O projeto produzido por Gustavo contou com a supervisão do Prof. Dr. Ederaldo Godoy Junior, que destaca a participação bem-sucedida do aluno do 5º semestre na competição. “Foi muito importante todo o aprendizado, pois participamos do desenvolvimento da exploração de uma forma de desperdício energético e convertemos o problema em energia sustentável, apresentando a ideia de produto a um publico técnico e empresarial”.

A 10° edição do Fórum EletroMetalCon foi constituída de apresentações de empresas do setor industrial e contou com exposições de projetos inovadores feitos por alunos de universidades. O Prof. Dr. Ederaldo esclarece como surgiu a ideia de produzir o sistema. “Em 2016, por meio de um programa de inovação da GERDAU, identificamos oportunidades na área do aproveitamento do calor emanado no processo da fabricação do aço para gerar energia renovável, baixar custos e reduzir o aquecimento global”.

Agora, os próximos desafios no desenvolvimento do projeto são a montagem de uma maior escala do sistema, além de testá-lo nas empresas siderúrgicas. Para Gustavo, o apoio da Universidade foi fundamental para vencer o prêmio em Londrina. “Graças ao apoio do Prof. Dr. Ederaldo e ao ótimo acervo de livros na biblioteca, eu pude representar muito bem a UNITAU”, conclui o estudante.

 

Felipe Rodrigues

ACOM/UNITAU

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto:
WpCoderX