O turismo na região do Vale do Paraíba e suas possibilidades

O turismo na região do Vale do Paraíba e suas possibilidades

O Vale do Paraíba é rico em atrativos naturais, culturais, gastronômicos e religiosos, sendo uma excelente opção para quem deseja descansar ou se divertir. As diversas possibilidades de turismo existem na região com objetivos em comum: atrair visitantes para que conheçam o Vale e, consequentemente, colaborar com o crescimento econômico, promovendo o desenvolvimento regional e sustentável. Dessa forma, os segmentos do turismo não trabalham isoladamente e complementam-se entre si, proporcionando ao turista momentos únicos de experimentações. Com essa diversidade turística, tornar-se um profissional especializado na área pode ser uma ótima oportunidade. 

Pela legislação atual, apenas a profissão de guia de turismo é regulamentada no setor. Esse profissional é o responsável pela orientação, condução e assessoria de grupos de pessoas durante passeios, visitas, traslados e viagens. É importante também que o guia transcenda os conhecimentos básicos adquiridos e se especialize em segmentos de turismo diversificados, como o de aventura, cultural, rural e outras subáreas, a fim de desenvolver uma visão ampla e consciente sobre a sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade. 

Para iniciar no mercado de turismo é necessário qualificar-se. Formalizar a atuação junto a órgãos reguladores e, principalmente, conhecer os destinos e atrativos turísticos da região são importantes passos. Outra dica é estar atento e participar de atividades ligadas ao turismo que ocorram na região, inclusive em eventos e fóruns específicos e reuniões dos Conselhos Municipais de Turismo (Comtur), a fim de envolvimento com o trade do turismo regional, realizando networking e adquirindo conhecimentos na área.

Além de compreender os roteiros e saber as possibilidades de lazer, para realizar um bom trabalho, é necessário ser um profissional dedicado e multidisciplinar, aplicando as técnicas necessárias em cada tipo de turismo e buscando alcançar a excelência no trabalho executado. 

Por fim, outras dicas para se destacar é manter-se atualizado, possuir domínio de informática básica, saber comunicar-se bem e cordialmente, ter conhecimento em práticas sustentáveis, possuir capacidade analítica e de resolução de problemas, conhecer línguas estrangeiras, possuir visão empreendedora, ter conhecimentos básicos de história e geografia para montar roteiros e traslados, conhecer culturas diferenciadas e, claro, estar sempre disponível para aprender.

Entenda os diferentes segmentos de turismo

• Rural: Proporciona ao turista uma vivência em que ele não seja um mero expectador de sua viagem, mas sim, o protagonista, vivenciando experiências rurais no meio ambiente natural, participando de diferentes atividades agropecuárias, culturais e gastronômicas. Segundo o Ministério do Turismo (2014), o turismo rural é uma forma do produtor aumentar sua fonte de renda e de agregar valor aos seus produtos, além dos moradores urbanos encontrarem e reencontrarem raízes, conviverem com a natureza, com os modos de vida, tradições, costumes e com as formas de produção das populações do interior. 

• Cultural: Destaca o patrimônio histórico e cultural disponível numa região, bem como os aspectos artísticos e eventos culturais existentes, visando favorecer a percepção do ser humano com sua cultura. O Ministério do Turismo (2014) explica que o turismo cultural compreende as atividades relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.

• Aventura: Busca o desenvolvimento social local, atuando nos aspectos de conservação do meio ambiente de forma sustentável e é indicado para aqueles que se interessam em manter contato com elementos da natureza, desafiando seus próprios limites. Fundamenta-se em aspectos que se referem à atividade turística e ao território em relação à motivação do turista, e pressupõem o respeito nas relações institucionais, de mercado, entre os praticantes e com o ambiente.

•  Religioso: É caracterizado pelas atividades turísticas que buscam a prática religiosa e espiritual em espaços relacionados a religiões diversas. É um tipo de turismo em destaque na região do Vale do Paraíba. 

Gastronômico: Tem como produto turístico as culinárias típicas locais, direcionando os destinos e atividades turísticas por essa prática. Trabalha em conjunto com o turismo rural e cultural.

Hotelaria e turismo

O Senac Guaratinguetá oferece cursos na área de hotelaria e turismo que podem auxiliar na formação de profissionais para este segmento. Procure a unidade e saiba mais sobre as ofertas. Basta entrar em contato pelo telefone (12) 2131-6300, pessoalmente ou acessar o Portal Senac (www.sp.senac.br/guaratingueta).  

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.