Home » Saúde » Portadores de Diabetes requerem cuidados odontológicos especiais

Portadores de Diabetes requerem cuidados odontológicos especiais

O mau controle da Diabetes pode causar até a perda de dentes do paciente

A Diabetes é uma doença muito conhecida entre a população. Crônica, de origem metabólica e não contagiosa, a Diabetes tem como principais características o aumento anormal de açúcar ou glicose no sangue. O mau controle desta doença afeta a saúde bucal do paciente, causando sérios problemas como infecções, cáries, doença gengival, perda de dentes, entre outros.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014, o número de pessoas com diabetes no mundo era de 422 milhões, sendo que 46% delas ainda não tinham recebido um diagnóstico. Segundo Dr. Sidnei Goldmann, profissional com mais de 20 anos de carreira, graduado em estética bucal, especialista em implantes dentários e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e da Academia Americana de Osseointegração, muitos casos de Diabetes podem ser diagnosticados dentro do consultório odontológico.

“O diabético pode ter xerostomia, ou seja, a diminuição da salivação. Ele tem mais cárie, má cicatrização da gengiva – porque a má cicatrização é uma característica da doença -, pode ter feridas, aftas e lesões pela secura da boca”, explica Dr. Goldmann. Outra condição que pode ser observada pelo dentista é o hálito, “O paciente que é portador de Diabetes tipo 2, pode ter hálito cetônico, ou seja com um cheiro similar à acetona. Isso acontece porque o metabolismo deles queima o açúcar e a gordura e causa esse odor”, ressalta o especialista.

Além da má cicatrização da gengiva, é importante analisar a sua saúde. O mau controle do Diabetes aumenta o risco do desenvolvimento de doença gengival grave, provocando perdas de dentes significativas.

Ao surgir a suspeita de que o paciente odontológico é portador de diabetes, o dentista deve pedir exames de sangue e aconselhar que o paciente busque um médico endocrinologista. Com a confirmação da doença, alguns cuidados especiais devem ser tomados durante o tratamento bucal. “Tratamentos mais invasivos e cirurgias requerem um bom planejamento e boa compensação para que a cicatrização ocorra da maneira ideal”, afirma Dr. Sidnei. Em alguns casos é recomendado que o profissional odontológico realize teste de glicemia antes de iniciar procedimentos.

Durante o cuidado diário da higiene bucal, o paciente deve cuidar bem dos dentes e da gengiva, além de fazer exames minuciosos a cada seis meses com um profissional qualificado da área.

Sobre Dr. Sidnei Goldmann:

Dr. Sidnei Goldmann tem mais de 20 anos de carreira, é graduado em estética bucal, especialista em implantes dentários, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e da Academia Americana de Osseointegração. Foi um dos pioneiros no uso de facetas laminadas (iniciou em 1993) e é um dos poucos profissionais que já oferece inovações no mercado odontológico como o aparelho invisível.

Facebook: https://www.facebook.com/DrSidneiGoldmann

Apresentação Dr. Sidnei Goldmann: Canal do YouTube

Deixe uma resposta

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto:
WpCoderX